terça-feira, 6 de novembro de 2012

Atividades aeróbicas X Atividades anaeróbicas

Atividades aeróbicas; Atividades anaeróbicas e NAFS.

Escolha a sua!!!

Mas como escolher entre uma e outra se você não sabe qual é qual?Imaginem amigos leitores a confusão que é na cabeça do calouro de Educação Física que viu pela primeira vez: “ Atividade aeróbica: com maior consumo de oxigênio” “Atividade Anaeróbica: Com menor consumo de oxigênio”! Mas como assim?
Será que existe atividade física em que se respira, mas ou menos que outras? E se alguém disser que tanto aeróbica, quanto anaeróbica é a mesma coisa? Que tudo depende da capacidade física do individuo. Bem para simplificar o entendimento vamos ser mas claros para que você que procura o NAFS, não tenha mas essa dúvida. Pois nossa maior satisfação vai além de lhe promover bem-estar, por que queremos que, além disso, que você também tenha conhecimento de causa e a certeza de que está efetivamente zelando de sua saúde.
No que consiste a classificação da Atividade Física, é importante sabermos que nenhuma atividade é totalmente AERÓBICA ou ANAERÓBICA. O que existe na realidade é uma predominância de uma ou outra influenciada por fatores como respiração, intensidade e duração.
O exercício Aeróbico aumenta a oxigenação do sangue, fortalece o coração, utiliza energia vinda da glicose (açúcar), aumenta a freqüência cardíaca e a temperatura corporal. Normalmente é de longa duração e de baixa a moderada intensidade. Para exemplificar, se você consegue conversa um pouco durante a atividade sem dispensar um esforço grande, isso é um indício de que aquela atividade é predominantemente aeróbica. Poderíamos citar: o trote; as danças (dança de salão, dança do ventre etc ), a caminhada, a pedalada na bike ergométrica; as braçadas suaves na piscina entre outros.
Quanto aos Anaeróbicos, são exercícios de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço maior realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático. Isso quer dizer que a fadiga muscular surgir mas rápido e os exercícios são realizados de forma interrompida para intervalar períodos de descanso com períodos de atividades são eles: a musculação para hipertrofia, as flexões de braço, os abdominais, os alongamentos para aquisição de flexibilidade, a ginástica localizada, os tiros de 100 metros para atletas, os exercícios de lutas, os movimentos explosivos que visam força, resistência e agilidades diversas.
Tanto o Pilates quanto as aulas de alongamento aplicadas no NAFS são duas modalidades anaeróbicas por excelência. A respiração utilizada em ambos enriquece o bombeamento no ducto torácico e as contrações musculares realizadas durante o exercício, podem aumentar os retornos linfáticos e venoso. A medicina afirma que o alongamento melhorar a circulação sanguínea, acaba com as dores e ate com as cólicas menstruais, e os exercícios são indicados tanto para quem faz atividade física, quanto para quem esta sedentário a algum tempo.
O NAFS oferece aulas em grupos aeróbicas (forró, zouk, bolero, bachata, dança do ventre etc) aulas que promovem seu bem-estar físico, mental e social. Mas se você quiser todos esses benefícios e não quiser esta em grupo, deseja atenção exclusiva e um trabalho direcionado para seus objetivos individuais, conte com o serviço de nosso personal treiner Alexandre de Lelis, que esta seguramente capacitado para atender as suas demandas relacionadas a saúde e a qualidade de vida.
Não perca, mas tempo, junte-se ao NAFS, faça sua avaliação, e escolha a atividade de sua preferência e viva com mais intensidade cada momento do seu dia.


Um forte abraço, até a próxima ...


artigo de: Alexandre de Lellis Gomes
__ Educador Física
__ Professor de Capoeira
__ Capacitado para massoterapia e Quiropraxia





Nenhum comentário:

Postar um comentário