domingo, 14 de outubro de 2012

Treinamento de lutas x Perda de calorias

  
Queridos leitores, é com imensa satisfação que venho a este blog a convite de minha grande amiga Jaci ( professora Jaciara Taksim), para comentar um assunto que considero particularmente bastante íntimo. Primeiramente porque um individuo que cursou uma faculdade de Educação Física e de quebra tem cursos extra-curriculares dentro da área, obrigatoriamente teve que estudar biologia; anatomia; fisiologia do exercício; biomecânica, entre outras disciplinas que dão sustentabilidade no que ta afirmando. Segundo porque quem foi atleta de uma modalidade como a minha ( A CAPOEIRA) normalmente tem muito a relatar sobre seus benefícios voltados para a saúde e a qualidade de vida.
O treinamento de artes marciais de forma regular aumentar a resistência física e a força; melhora o equilíbrio; acelera o metabolismo; torneia a musculatura de todo o corpo e ainda ajuda a eliminar o stress acumulado durante o dia. Como conseqüência, a pessoa passa a dormir melhor; tende a procurar se alimentar melhor; melhorar o desempenho sexual; elimina vícios prejudiciais como o tabagismo, alcoolismo e uso de drogas. Além de manter seu ciclo de amizades entre pessoas apaixonadas por saúde.
Dentre as lutas e seus benefícios para boa qualidade de vida podemos citar:
JUDÔ --- Os golpes e os deslocamentos pelo tatame ajudam a deixar os músculos durinhos. Já as pegadas, que visam derrubar o adversário segurando-o pelo quimono, trabalham os braços, o peitoral e o abdome. O gasto calórico durante uma hora de aula chega a ser de até 700 calorias.
BOXE --- Excelente modalidade para quem quer definir braços, ombros e costas, sem falar no fortalecimento do abdome e das panturrilhas, devido aos saltos nas pontas dos pés enquanto se esquiva dos golpes d oponentes.
MUAY THAI ou BOXE TAILANDÊS --- Com pouco tempo é capaz de definir membros superiores, e inferiores, pois trabalha bastante seqüências de socos e chutes e joelhadas, além de desenvolver concentração e agilidade.
KUNG FU --- Alguns praticantes a chamam de “ boxe chinês” , vai além do condicionamento físico e da queima de gorduras tende como um dos focos aperfeiçoamento do equilíbrio mental e espiritual. Formando por uma seqüência de golpes feitos com braços e pernas simulando movimentos dos animais, ajuda a tonificar os músculos e eliminar calorias.
KARATÊ --- Segundo os especialistas, é uma luta praticada com de braços e pernas e um treino tem a capacidade de queimar até 900 calorias. Porém a dica para obter um bom desempenho no esporte é cuidar da alimentação e ter boas noites de sono.
JIU- JITSU --- Trabalha e define o corpo, como braços pernas e quadril tanto do homem quanto da mulher. Acelera o metabolismo; melhorar a capacidade cardiovascular e cardiorrespiratória; aumenta flexibilidade; aprimora a coordenação motora e desenvolve os reflexos.
CAPOEIRA --- permitam-me comentar com um pouco mais de intimidade sobre essa arte que nasceu e se desenvolveu no Brasil ‘pelos negros escravos desde quando eles migraram do continente africano. Pela necessidade de se defenderem daqueles que os oprimiam, eles criaram uma luta na qual tinham que se valer da agilidade e destreza corporal, e para que não fosse sufocada pela força das armas, teve que ser disfarçada de dança com a presença constante e obrigatória da musicalidade. Assim nasceu a capoeira “a mandinga de bater com o pé”. Que se utilizar também das mãos; dedos; cabeça; joelhos; cotovelos, tornando-se assim cada extremidade do corpo uma arma capaz de matar.
Também se manifesta com movimentos giratórios, acrobáticos e de projeção, das quais exigem do praticante uma leveza e habilidade descomunal. Como atividade física sua pratica envolve exercícios aeróbicos ( que provocam aumento da freqüência cardíaca ) e anaeróbicos (que desenvolvem músculos proporcionando força e resistência física). Numa hora de aula a pessoa pode perder até 750 calorias; e a flexibilidade adquirida pode ser comparada a de um bailarino clássico e até mesmo de um atleta de ginástica olímpica.
É obvio que para haver resultado com essas práticas, elas tem de ser orientadas por um profissional capacitado e que tenha condições de dar toda atenção para o aluno respeitando o histórico do individuo e suas condições para suporta a intensidade dos treinos.
Eis aqui uma nova proposta que o NAFS trás para os caros leitores ligados em nossas modalidades. Venha fazer sua avaliação e experimentar um jeito diferente de entrar em forma. Você que não quer fazer musculação nem passar longos períodos correndo em esteiras ergométricas. Você não se arrependera, pois em nossas aulas não há monotonia e a satisfação é garantida.


artigo de: Alexandre de Lellis Gomes
__ Educador Física
__ Professor de Capoeira
__ Capacitado para massoterapia e Quiropraxia



Nenhum comentário:

Postar um comentário