domingo, 7 de outubro de 2012

PILATES

            
           A Pratica de Atividades Físicas, que contribuar para a saúde e bem-estar é um assunto em evidência no momento. Entre as atividades mais indicadas esta o método Pilates.
           O Pilates é pouco conhecido, porém é um método antigo criado pelo Alemão Joseph Pilates. Que o desenvolveu com foco no alongamento e fortalecimento do corpo, o método pilates propõe exercícios simples e de baixo impacto que visam, entre outros aspectos, o equilíbrio, o alinhamento, a respiração correta e a estabilidade na área central do corpo. Seus benefícios são inúmeros, independentemente da idade e do nível de preparo físico de quem o pratica.
          Segundo Massey (2012) Joseph Pilates afirmava que seu método possuía um fundamento ao mesmo tempo filosófico e teórico, sendo mais do que uma mera série de exércicios realizados NO SOLO, mas sim um método desenvolvido ao longo de vários anos com base na prática e na observação. A forma prática como o método foi criado é o que faz dele um sistema de exercicios elaborados para mostra resultado em poucos dias, o práticante sentir a diferença no corpo e na mente.
            Segundo Massey (2012) Joseph Pilates tinha como base principal o condicionamento mente-corpo, que possibilita ao corpo se mover com pouco esforço, permitindo um movimento fluido e equilibribrado. O método propõe a utilização do próprio CORPO DO INDIVÍDUO lançando mão de sua força, flexibilidade muscular e coordenação com o objetivo de maximizar seu aproveitamento. Exige também a constante atenção do praticante sobre seu corpo durante todo o exercício.
          Em resumo o método Pilates é eficiente por que foi criado na prática, através de observação das necessidades do corpo humano e realizado NO SOLO UTILIZANDO A FORÇA DO PROPRIO CORPO.

Fonte: MASSEY, Paul, Pilates uma abordagem anatômica, ed. manole, 2012
Jaciara Taksim

Nenhum comentário:

Postar um comentário