segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Emagrecer sem dietas extremamente restritivas? Sim... Eu Posso!


Saber que os alimentos mais “gostosos” são os que acabam com a nossa forma física, gera uma atitude entre a vontade de andar na linha da alimentação equilibrada e a constante escapada para os pratos que enchem a nossa vida de sabor e nosso corpo de excessos. A indústria do emagrecimento movimenta todos os anos milhões de reais, com a promessa de soluções rápidas, eficientes e eternas, porém não existe milagre ou mágica quando o assunto é a redução definitiva de medidas.
Muitas pessoas acreditam que as dietas são o melhor, se não o único caminho para o emagrecimento, mas esse ponto de vista é constantemente discutido pelos profissionais da área de saúde, que afirmam inclusive que quanto mais restritiva for à dieta mais danos ela pode causar para o organismo. E se eu disser pra você que é possível emagrecer em 2013 sem a utilização das dietas da moda, que retiram o prazer de comer e geram resultados duvidosos?
Sim... Eu, você e todos nós podemos emagrecer sem aderir a dietas malucas, que não conseguimos manter por mais de duas semanas sem uma escapadinha, que se for descoberta será negada até a morte. O verdadeiro caminho para uma redução de medidas concreta é o desenvolvimento de uma rotina equilibrada, sem restrições absurdas e principalmente com a inclusão regular de exercícios físicos. A revista SAÚDE – Janeiro 2013 – tem como matéria de capa a seguinte afirmação: Em 2013, você NÃO VAI FAZER DIETA. Nesse texto, o leitor percebe a invalidade de dietas restritivas que não se tornam parte de uma rotina constante, e principalmente os riscos que elas trazem para o corpo e manutenção do peso adequado.
Pra mim, que pretendo e preciso perder cerca de 20 kg para recuperar o meu peso ideal, essa matéria foi um alerta e incentivo para buscar uma nova rotina de vida e não apenas de emagrecimento. As regras básicas, que todos conhecemos são classificadas como estratégias que realmente funcionam: lanches intermediários de três em três horas, café da manhã reforçado, água antes do almoço e jantar, salada como início dessas refeições, nenhuma restrição que limite o prazer de comer bem e a absorção de todos os nutrientes que são necessários diariamente e adesão à prática regular de exercícios físicos. Esses são os verdadeiros caminhos de uma vida saudável e consequentemente da redução das medidas que sobram.
Diante de tantas formas mágicas que prometem resultados instantâneos, a única dieta validada nesse texto como positiva é a conhecida “Dieta dos Pontos”, pois não trabalha com exclusão de alimentos e sim com a observação atenta de suas calorias através da medição de pontos, que se controlados garantem prazer, saciedade e a perda sistemática do peso que não pertence ao nosso corpo. Somos o que comemos, equilíbrio e conhecimento são fundamentais para manter nossa autoestima e principalmente a saúde no lugar certo: eu quero emagrecer sem uma dieta que tire de mim o chocolate de todo mês, a lasanha de um domingo qualquer e o sorvete em uma tarde ensolarada, e você?!

Tacila Sousa

Letrológa - UESC, graduanda em Comunicação Social – UESC, Atriz, Ministrante de Oficinas Teatrais, Pesquisadora de Cultura e Aluna do NAFS nas modalidades Jamp e Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário