quarta-feira, 13 de abril de 2011

Expressão Facial na Dança do Ventre

Artigo escrito e cedido gentilmente pela querida Nancy Rocha de Ubá/MG com participação de algumas bailarinas.
Um dos maiores enclaves na dança do ventre é visível. Logo aos primeiros momentos de uma apresentação: a expressão facial que a bailarina assume quando executa os movimentos. Quantas vezes vemos bailarinas dançando inexpressivamente, independente de como se desenvolvem os ritmos, as paradas e retomadas, aberturas e grand finales. Sua técnica pode ser desenvolvida, mas não cativa seu público e seu espetáculo mais parece pura demonstração de agilidade corporal.

A música é, antes de tudo, uma manifestação de sentimento. O artista é o expert em expressar sentimentos, crenças e sensações. Quem dança tem que saber interpretar, à seu modo essa manifestação. Só que o movimento , sem a expressão facial condizente, denota amadorismo, tensão e insegurança para incorporar a música.

A bailarina pode ser ótima técnicamente, mas se seu rosto não traduz emoção, sua dança fica comprometida. O público divaga e o espetáculo perde a força. Sua expressão deverá buscar a harmonia com a música e o equilíbrio consigo mesma, quando você dança deve” incorporar a música”.(Sabongi, 2000).
Dicas de Bailarinas Conceituadas:
Carlla Sillveira - “A Dança é uma arte livre em expressão.Logo podemos concluir que ao nos expressarmos ao dançar, precisamos ter em mente: O que somos; O que pensamos; E o que queremos que as pessoas recebam através de nosso corpo. Caricaturar uma expressão ficará uma coisa forçada e falsa. Então,busque dentro de você, o que há de melhor e o que você sente ao dançar...para que ‘eu’ que estou assistindo, possa receber a sua ‘essência’.Na Dança Árabe, especialmente, quanto mais você seguir o humor da música, mais estará sendo realista com o que se tem que passar. Procure acompanhar os movimentos das suas mãos e braços com os olhos.Ter uma relação desses braços e mãos com seu corpo e deixar a cabeça e membros superiores bailarem junto com o quadril...o restante virá naturalmente. “

Aryana Rebelo - “Sempre falo para as minhas alunas escutarem bem a música árabe principalmente a música clássica e perceber o que cada instrumento quer dizer.E atravéz deste instrumento passar os sentimentos. Ouvir cada instrumento e ver o que ele te passa, temos, o violino, flauta, quanun, derbak, alaud entre outros.Tente escutar a música de olhos fechados e perceba o que ela te passa e atravez disso que vem sua expressão! Escute bem e sinta a música dentro de você! A expressão tem que ser natural nada de caras e bocas .”


Nanda Najla - ”Minha dica é, primeiramente estar confortável com a própria dança. Sentir- se bem com sua técnica, seu corpo, enfim, alto estima. E então se entregar de corpo e alma para a musica, entrar 100% em sintonia (dança e música), deixar que a musica entre nos poros do corpo, fazendo com que suas emoções sejam alteradas... Precisamos de entrega... é necessário trabalhar ao máximo a sensibilidade, principalmente a musical.Treinar os ouvidos a perceber as sensações que a musica permite sentirmos.Quanto mais confortável a bailarina estiver, mas ela estará apta a soltar sua expressão tanto corporal quanto facial.”

Brigitte Bacha- “Cada pessoa tem uma forma de trabalhar a sua expressão facial, pela minha experiência a expressão sempre vêm depois de um tempo de dança, isso quer dizer é segurança de estar fazendo uma coisa com tranquilidade, pra mim vêm também do sentimento que a musica me tráz, se for uma musica alegre a minha alegria é radiante se for uma musica mais triste, acaba que ela me impoe uma expressão mais séria, entender a musica também é muito importante, por conhecer a lingua já me facilita muito, mas uma dica que eu falo com minha alunas de pouco tempo de dança, mesmo com toda insegurança tem que sentir que este é o momento mais feliz da sua vida , como se fosse uma noiva entrando na igreja pra casar com o seu principe encantado, mesmo insegura, vai passar uma expressão de estar fazendo a coisa mais maravilhosa do mundo, e isso hipnotiza qualquer um...”

Joelma Brasil- “A dança deve ter humores.. precisamos escutar bem a música escolhida, e avaliar onde podemos diferenciar as emoções que estamos sentindo.Mas uma coisa é certa, não podemos ensinar ninguém a sentir... quando está frio, algumas pessoas estão com muito frio e outras nem aí, estão com calor, não é mesmo??!! Podemos mostrar o frio e o calor, mas o que a aluna vai sentir só ela mesmo... Vale ressaltar que a dança vem com certeza da alma.”


MEU PARECER :


“Estudando as dicas acima, vimos que uma bailarina tem que ser poética dentro da dança. Expressar sentimentos através de seus movimentos e também de seus olhos, em total sintonia. ‘Os olhos são a janela da Alma’.....então liberte sua alma para a dança. Deixe-se envolver por cada acorde,sentindo e passando para o público, alegria, feminilidade, espontaneidade e segurança ao dançar. Escute a música não só por seus ouvidos, mas também por seu coração. Uma dica...estude as grandes estrelas da Dança do Ventre, tanto as de ‘raiz’ quanto as de nossa atualidade. SINTA como elas se expressam ao dançar e tente achar o ‘seu’ equilíbrio, estudando as feições delas a cada mudança de acordes na música oriental...e liberte todas as suas emoções...”

Instrutora Nanci Rocha

Graduando em Educação Física.

Fonte de pesquisas:


*Participação de todas as professoras citadas acima.

Um comentário:

  1. Oi Jaci, bom ter você no nosso blog, ainda vamos terminá-lo rs. O seu está muito bom, parabéns!
    Bjos!

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