quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

IMPROVISO


Olá meninas!
Vamos falar sobre improviso que pode ser uma coisa natural para algumas pessoas, outras precisam estudar muito para adquirir essa habilidade. Então andei catalogando dicas preciosas de como conduzir esses estudos.
Primeiro- Comece escolhendo uma música que você goste vai ser muito mais fácil improvisar numa melodia com a qual você se sinta bem.
Segundo- escute ela varias vezes bem baixinha para internalizá-la bem, ouvir os toques e identificar os ritmos contidos nela.
Terceiro- escolha movimentos que goste e execute com facilidade, assim eles fluíram sem te deixa nervosa. Treine alguns giros bem simples, eles deixaram a dança linda e te socorre quando dê aquele branco.
Quarto- lembre-se da "regra dos 4", que se aplica a muitos estilos musicais, incluindo a música árabe: geralmente, o mesmo padrão musical é repetido 4 vezes antes que a música mude para um outro padrão. Como dançarina, você pode repetir o mesmo movimento 4 vezes antes de passar para outro.
Conforme for adquirindo mais e mais experiência, termine a quarta repetição de uma forma diferente das três anteriores para mostrar que você completou a série de movimentos e que agora vai fazer algo novo.
Quinto- Repita os movimentos até sentir que eles estão fluindo automaticamente e de maneira confortável para você.
Sexto- Pratique sempre! A boa dança seja ela improvisada ou coreografada só fluir depois de muita pratica.
As dicas acima podem funcionar ou parecer complicadas demais para um improviso. Por isso, há uma alternativa mais simples e que resume toda a idéia da "técnica do improviso": enquanto estiver dançando, deixe sua mente passear pelas várias coreografias que você já tenha aprendido e retire delas alguns movimentos para a sua dança.

Adaptada por Jaciara Taksim
Fontes: http://www.shira.net/technique/improvising.htm
http://www.dancadoventrebrasil.com/search/label/Improviso

Um comentário: